Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Almôndegas com esparguete - um clássico revisitado!


Quando penso em comida que me dê aquela sensação de conforto instantâneo, este é um dos pratos que me vem logo à memória! Não admira que seja um favorito de miúdos e graúdos!



Ingredientes:

- 200 grs de esparguete seco
- cerca de 250 grs de carne para picar (hoje usei alcatra de vitela mirandesa)
- miolo de meio pão
- 1 ovo pequeno
- meia cebola média
- 350 grs de polpa de tomate de boa qualidade
- queijo parmesão ralado no momento, a gosto
- 1 folha de louro
- farinha de trigo, azeite, sal, pimenta preta, paprika e tomilho seco q. b.

Comece por picar a cebola e coloque-a num tacho suficientemente largo para acomodar as almôndegas todas, sem que fiquem sobrepostas.
Coloque o miolo do pão na picadora para ralar, e depois coloque-o num recipiente onde vai misturar os ingredientes das almôndegas.
Pique a carne e junte-a ao pão ralado. Tempere com sal fino, pimenta preta moída na hora e paprika. Junte o ovo e amasse para misturar bem os ingredientes.
Polvilhe um prato com farinha de trigo e coloque também alguma nas suas mãos para melhor moldar as almôndegas. Coloque as pequenas bolinhas de carne no prato e depois coloque-o no frigorífico durante uns minutos.

Refogue a cebola no azeite e depois adicione as almôndegas e vá agitando o tacho até que estas deixem de ter o aspecto rosado à volta.
Junte depois a polpa de tomate e tempere com sal, pimenta-preta, louro e tomilho seco. Verifique os temperos cerca de 10 minutos depois e rectifique se for necessário.
Entretanto coloque o esparguete a cozer em água temperada com sal.

Sirva as almôndegas com uma generosa dose de molho de tomate sobre o esparguete, e polvilhe com queijo parmesão ralado na hora. Delicie-se!

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário