Pesquisar neste blogue

domingo, 1 de setembro de 2013

Compota de abrunhos e queijo de cabra


No quintal dos meus pais há duas abrunheiras carregadas deste maravilhoso fruto.
Todos os anos faço esta compota para tentar evitar o desperdício de tanta fruta que amadurece quase toda ao mesmo tempo, e também porque fica uma compota muito boa para acompanhar umas torradas, umas cream crackers ou até para servir com queijos!
A receita que trago hoje é mesmo a que combina com queijo de cabra e broa de milho... uma delícia!
As compotas são uma reserva excelente na despensa de qualquer casa e que garante que está sempre preparado para servir um óptimo lanche, até mesmo quando tem visitas inesperadas!

Ingredientes para a compota:

- 1 kg de abrunhos (pesar depois de ter retirado a pele e o caroço)
- 800 grs de açúcar
- 2 colheres de sopa de sumo de limão acabado de espremer

Como em todas as compotas que faço, preparo a fruta na noite do dia anterior, junto o sumo de limão e o açúcar depois de fazer a pesagem, e deixo na própria panela onde vou preparar a compota.
No dia seguinte, ponho a panela ao lume, tendo o cuidado de não me afastar muito da cozinha para que não haja "acidentes"...

Quando começar a formar uma espuma, vou retirando com a ajuda de uma escumadeira.
Eu tenho o hábito de esmagar a fruta com um garfo porque gosto que a compota tenha textura (detesto uma compota que tenha sido passada com uma varinha mágica como se fosse fruta ralada!!!), mas não gosto de encontrar bocados demasiado grandes, ou até mesmo frutos inteiros, porque não acho que seja muito prático para comer nas cream crackers, por exemplo. É uma mania que eu tenho e você seguirá esta indicação apenas se assim o entender...

A grande dúvida de quem está a fazer uma compota pela primeira vez é saber quando é que ela está pronta. Para mim, a forma mais fácil de comprovar é retirar uma colher do preparado para um prato e deixar arrefecer um pouco, se ao passar uma colher pelo meio desse bocado de compota esta ficar devidamente separada em dois bocados sem se misturarem, é porque a compota está pronta!

Logo que tenha atingido o ponto certo, retire do lume e coloque em frascos previamente esterilizados.

Para servir como entrada, corte fatias de broa de milho, fatias de queijo de cabra e sobreponha com compota, conforme pode ver na foto.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário