Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A pizza não tem que ser redonda, pois não?!

Há já vários anos que comecei a fazer pizzas em casa.
Inicialmente comprava a massa de pão na padaria (e esta continua a ser uma boa opção para quem tem receio de "meter a mão na massa"!) e depois comecei a experimentar diferentes receitas, mas nenhuma me satisfazia completamente...

Passei muito tempo sem voltar a fazer pizza, até que o R. se entusiasmou por fazer o nosso próprio pão cá para casa! Um dia resolveu retirar uma parte da massa e usar como base para uma pizza caseira e correu tão bem que agora até prepara a massa de propósito apenas para fazer a pizza! :-)

Os truques principais são a perseverança para estender a massa bem fina e pré-aquecer o forno com o tabuleiro onde a massa vai ser colocada posteriormente! É importante que a massa seja colocada sobre o tabuleiro bem quente para ficar bem estaladiça!

Ingredientes:

- 500 grs de farinha de trigo
- 15 grs de fermento de padeiro granulado
- 10 grs de sal marinho
- 1 colher de sopa de azeite
- água morna q. b.
- molho de tomate
- mozzarella (de preferência mozzarella fresca em bola)
- oregãos secos
- cobertura a gosto, como por exemplo os seguintes clássicos: atum, azeitonas, ovos cozidos em rodelas, cogumelos de Paris, milho, pimento, molho de carne picada, etc.

Colocar a farinha num recipiente e misturar o fermento e o sal. Fazer uma espécie de buraco no meio desta mistura e começar a juntar a água morna aos poucos enquanto se começa a amassar tentando formar uma bola. Incorporar o azeite.
Passar a massa para uma bancada polvilhada com farinha, amassar vigorosamente durante 10 minutos e formar uma bola.
Polvilhar um recipiente com farinha e colocar lá a bola de massa para descansar coberta com um pano durante cerca de 1 hora (deve duplicar de volume).
Depois de levedada, voltar a amassar durante 1 minuto e depois estender a massa para formar a base da pizza! Obviamente que o formato da pizza é aquele que entender, desde que caiba no tabuleiro onde vai ao forno! :-)

Se optar por comprar a massa de pão, apenas tem o trabalho de estender a massa e continuar os procedimentos a partir daqui.

Ligar o forno a 230º colocando o tabuleiro onde a massa vai cozer já no forno!
Usar uma folha de papel vegetal para colocar a base da pizza.
Distribuir um pouco de molho de tomate (já à frente explico a receita básica para quem não souber!), depois a mozzarella em rodelas ou ralada e depois as coberturas que eleger!
Hoje as nossas coberturas foram muito básicas: uma pizza de atum e a outra de azeitonas pretas!
Nós preferimos pizzas com poucos ingredientes, ainda que hoje talvez tenhamos exagerado na onda "minimalista"!
Eu gosto bastante da pizza de atum com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas! O R. prefere a pizza de molho de carne bolonhesa! E a nossa filha... gosta de todas!



Depois de coberta, retirar o tabuleiro do forno e colocar com cuidado a folha de papel vegetal com a pizza no tabuleiro e levar novamente ao forno.
Dentro de 10 a 15 minutos estará pronta! Polvilhar as pizzas com oregãos secos 5 minutos antes de retirar!

Normalmente quando fazemos molho de tomate é em grande quantidade e depois congelamos em caixas plásticas (vulgo tupperwares) em doses individuais.
A receita do molho de tomate é a receita básica: cebola cortada em rodelas ligeiramente refogada em azeite juntamente com um dente de alho picado, a que se junta polpa de tomate de boa qualidade (ou tomates maduros adequados para fazer molho, previamente pelados e sem sementes) e tempera-se com sal, pimenta preta, oregãos e tomilho. Passa-se a varinha mágica e rectifica-se temperos.

Divirtam-se e desfrutem!

Sem comentários:

Enviar um comentário